EDITORIAL PASTORAL
TOTALEMNTE SEU SENHOR!
Em uma semana muito noticiada frente aos números do crescimento de Evangélicos, que dobrou em uma década. O alarme chegou até todos meios de comunicação. Onde uma grande empresa de comunicação em seu editorial chama a atenção da Religião Cristã e diz: Como um país onde mais ou menos, 85% da população é cristã e estamos vivendo um crise de violência, roubo, assassinatos, etc... A Religião não tem ensinado seus fieis, Pergunta o editorial Deus não mudou. Ela a religião não tem ensinado os seus fieis a amar. Esse grito dos meios de comunicação reflete o clamor das pedras pela verdadeira essência do Evangelho que é salvação e amor ao próximo; muito distante do que é ensinado nos cultos aviva lista, da prosperidade e do engano que está sendo pregado nos púlpitos e catedrais cristãs. Estamos vivendo uma pregação medíocre e distante do amor incondicional de Deus pela humanidade. A Bíblia diz: “Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu único filho para morrer e nosso lugar...”. Um contraste fatalista, cruel e desumano e em nome de interpretações equivocadas e alarmista muito longe da essência do que a Bíblia diz estamos criando uma geração cristã pobre de conteúdo bíblico muito longe de Deus e que só se aproxima dele para ganhar, barganhar e usufruir de seus benefícios, mas que não quer nenhum compromisso sincero com ele.
Observando a musica do renovado cantor gospel Fernandinho ele escreve e canta “Totalmente teu Senhor” expressando o grande desejo de Deus pelos verdadeiros adoradores. Paulo diz: “Quem quiser seguir tem que carregar a cruz... Quem não deixar pai, mãe por amor a mim não é digno de mim...” A impressão que eu tenho e de incoerência cristã em seu discurso e vivencia, um paradoxo que eu como pensador vejo como muito distante do que é falado e do que é praticado e principalmente ensinado nos cultos aviva listas e prósperos que são jogados nas mídias por Tele-evangelista dos dias atuais; onde a ênfase é a riqueza, saúde e bens materiais. Muito longe dos ensinos de Cristo. Conclamo a todos adoradores a repensar a música linda do Fernandinho Totalmente teu Senhor ; e dar um reposta não para pessoas mas sim com a gente. Somos totalmente Teu Senhor? Pensemos como vai a nossa intimidade cristã? A nossa vida tem falado mais que a nossa pregação? É o momento para os verdadeiros adoradores revisara vida medíocre Cristã que estamos vivendo e procurar viver a essência do Evangelho, se possível fazer uma releitura dos Evangelhos com profundidade e meditação e tirando preceitos práticos para ser um instrumento nas mão de Deus e mudarmos completamente o nosso comportamento carnal e mudando das praticas sem compromisso desse pseudo evangelhos ensinado de forma equivocada de hoje. Lê a palavra com corações abertos e desprovidos de conceitos pré-formado de hoje e pedindo ao Senhor todas as mudanças que ele precisa fazer em nosso vida e dizer francamente sou Totalmente teu Senhor de coração e ao contemplar a glória do Senhor com Isaias ter Temor e repeito para com Deus e dizer “Eis me aqui e envia a mim” Com certeza que essa é a nossa missão aqui no mundo.
Pr Gelson Barbosa Jatobá
Pib de Pão de Açúcar
Pão de Açúcar – AL
03/07/2012
FOGO ESTRANHO
Texto: Lv. 10. 1-11
Pastoral:
Vivemos a época das inovações disfarçadas como avivamento, nos encontramos em uma sinuca de bico. As Religiões oferecem de tudo para cativar as pessoas. Estamos instituindo o culto para atender as necessidades das pessoas. Vivemos em uma época em que Deus é que tem que se adaptar ao adorador. Essa PLURALIDADE em relação ao divino e ao PROFANO, estar levando ao culto a Deus a um misticismo e um distanciamento de DEUS. O Antropomorfismo que era umas características dos israelitas, de darem forma a humanas a Deus, tem encontrado uma inversão nos CULTOS ATUAIS em vez de atribuir as formas humanas a Deus; estão atribuindo características divinas ao HOMEM. O homem é que é poderoso. Ele está tomando o lugar de Deus no culto. Estamos vivenciando um culto ANTROPOCENTRICO e de RITUALISMO, só comparado a uma sessão espírita; ao fenômeno da TELEPATIA; ao culto afro-brasileiro o Candomblé; a um espetáculo de mágica , etc. Onde o líder é o superstar, tudo gira em torno dele, multidões hipnotizadas por ele vão ao delírio, ao êxtase, ao fanatismo, é como se estivéssemos em uma FESTA PAGÂ do passado. O culto evangélico atual é visto como meio de levar multidões e encher estádios. O Profano tem invadido as festa religiosa, hoje a diferenças entre o mundo e o culto evangélico não existe mais. Relendo Levítico encontramos um paralelo: Os filho de Arão Nadab e Abiu ofereceram um fogo que não estavam no altar e eles pegaram algo que Deus não aceitou. Eles pagaram com a sua vida ofereceram um fogo estranho:
1.Tem fogo estranho no culto;
1.1.Eles ofereceram algo estranho a Deus;
1.2.Eles fizeram uma ação estranha;
1.3.Eles não eram autorizados a oferecerem sacrifício a Deus.
II. As coisa de Deus não se mistura com o Profano
;
2.1. O culto Show;
2.2. O culto ritual;
2.3. O culto profano.
III. Deus exorta consagração. (V. 9)
3.1. O fogo que oferecemos a Deus, tem que está no altar;
3.2. O fogo que oferecemos a Deus, tem que vir após a purificação;
3.3 O fogo que oferecemos a Deus, tem que vir após a confissão de culpa.
3.4 O fogo que oferecemos a Deus, é dele para ele.
A glória de Deus não se mistura com o profano e nem com o impuro. Resgatemos o culto a Deus, tiremos fora tudo que é estranho ao culto, a começar com a falta de consagração e dedicação de vida; um certo autor disse: “Estamos vivendo a época de descartável, em que o novo suplanta o velho” (GRIFO MEU); as inovações tiraram Deus do culto e colocaram o homem no lugar dele. Será preciso Deus consumir o fogo estranho dos cultos ritualístico Atuais? Reflita, ore, e peça a Deus perdão pelos culto superficiais de hoje
Pr. Gelson Jatobá