Criar uma Loja Virtual Grátis
ESCOLA BÍBLICA
ESCOLA BÍBLICA

 



13-05-2012

 

Escola Bíblica Dominical

 

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

 

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

 

 

 

 

 

 

Lição 13- SOMENTE EM JESUS TEMOS A VERDADEIRA PROSPERIDADE

 

23 de setembro de 2012

 

 

 

Texto Áureo: João 10.10 “O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenha com abundância”.

 

 

 

Leitura Bíblica em Classe: João 15.1-11

 

 

 

PROSPERIDADE SEM CRISTO É COISA DE MISERÁVEL, POBRE, CEGO E NÚ

 

 

 

1. SÓ PELA VIDEIRA VERDADEIRA É QUE NOSSA ALMA SERÁ CUIDADA

 

 

 

 João 15.1 EU sou a videira verdadeira, e meu Pai é o lavrador.

 

* As falsas videiras existem, mas só a autêntica cuida de nós - I Pedro 5.7 Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

 

2. SE DEIXARMOS CRISTO NOS LIMPAR NOSSA VIDA SERÁ FRUTÍFERA 

 

 João 15.2 “Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto”.

 

* A limpeza é feita com a disciplina aplicada pela palavra – Hebreus 12.8 Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos e não filhos.

 

 

 

3. SE DERMOS LUGAR AO ESPÍRITO A TRANSFORMAÇÃO É CONTÍNUA 

 

João 15.3 Vós já estais limpos, pela palavra que vos tenho falado.
* A transformação contínua produz o progresso espiritual – 2 Coríntios 3.18 Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.

 

 

 

4. A SEIVA DA FONTE DA VIDA SÓ FLUIRÁ NOS LIGADOS COM CRISTO - João 15.4 Estai em mim, e eu em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não estiver na videira, assim também vós, se não estiverdes em mim.
* O desconectado com Cristo existe, só que não é vivo – João 6.57 Assim como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo pelo Pai, assim, quem de mim se alimenta, também viverá por mim.

 

 

 

5. SÓ CRISTO É A FONTE DE SUSTENTO E PROGRESSÃO ESPIRITUAL 

 

 João 15.5 Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.

 

* A ligação com Cristo é vital para ter dele vida e força – Gálatas 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

 

 

 

6. A SALVAÇÃO EXIGE UMA VIDA TOTALMENTE LIGADA A VIDEIRA - João 15.6 Se alguém não estiver em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; e os colhem e lançam no fogo, e ardem.
* Quem não está ligado a Cristo o destino é o fogo eterno - Mateus 10.28 E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

 

 

 

7. A VIDA DEBAIXO DA GRAÇA DIVINA SEMPRE SERÁ ATENDIDA - João 15.7 Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

 

* Só debaixo da graça divina as nossas petições é concedida – Lucas 11.11 E qual o pai de entre vós que, se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou, também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? 

 

8. O AUTÊNTICO DISCIPULO É RECONHECIDO SE PRODUZ FRUTOS 

 

 João 15.8 Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos.
* Jesus produziu muitos frutos e devemos seguir seu ideal – João 14.12 Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.

 

9. PERMANECER NO AMOR DE CRISTO É UM SINAL DE REGENERAÇÃO 

 

 João 15.9 Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.
* O amor que distribuímos é a prova da nossa espiritualidade – Mateus 5.44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus; 

 

10. CRISTO É EXEMPLO DE OBEDIÊNCIA A PALAVRA A SER SEGUIDO 

 

João 15.10 Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

 

* Viver a palavra é a regra que guia os filhos de Deus em amor – I João 2.24 Portanto, o que desde o princípio ouvistes permaneça em vós. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis no Filho e no Pai.

 

 

 

11. O GOZO CONSTANTE VEM PELA PERFEITA RELAÇÃO COM DEUS  

 

João 15.11 Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo.

 

* O relacionar com Deus produz fruto em nosso homem interior – Efésios 3.16 Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior;

 

 

 

 

 

 

 

EDITORIAL TEOLÓGICO

 

Cristo simbolizado pela videira revela-se como a fonte do nosso sustento espiritual, e para que haja esse sustento é necessário uma ligação perfeita com Ele, para que nós, que somos as varas venhamos a produzir frutos constantemente, e, é isso que Deus o Pai, simbolizado pelo agricultor, quer enxergar em nós, pois os seus olhos procuram os fieis da terra, e, é nessas condições que temos que estar diante dEle, ou seja, produzindo frutos para que Ele como o agricultor possa colher sempre em todo o tempo. Mas, essa videira que é Cristo não está em toda vinha (simbolizada aqui pelas organizações religiosas), e, é ai que está o perigo, pois existe uma grande quantidade de Igrejas falsas e exploradoras, que não tem a presença de Cristo e desta maneira a ansiedade da tua alma causada por vários tipos de problemas, não será cuidada. Dessa forma entende-se que o crente que não busca a verdade, para viver na verdade, que não busca a verdadeira prosperidade que é a espiritual, que não desenvolve a sua santidade para estar separado do pecado e só vive correndo atrás de falsos ventos de doutrinas, evidentemente será um galho infrutífero e o seu destino será o de ser cortado e lançado fora, pois é assim que a palavra adverte quando diz: a vara que não dá fruto, a tira e descarta, e cuida daquela que dá fruto para que de mais fruto. O nosso desenvolvimento, crescimento e frutificação espiritual são realizados e aplicados pela disciplina produzida pela palavra de Deus, e o que não suporta ou foge da sã doutrina é considerado um filho rebelde e com isso deixa de estar na condição de filho pelo novo nascimento e continua na condição de bastardo, ou seja, que não nasceu de novo, com todos os traços do homem velho dominado pela natureza pecaminosa e ambiciosa pelo que é material. Quando Cristo diz: vós estais limpos pela Palavra que vos tenho falado, destaca aqui, a importância da doutrina que é o meio mais importante e necessário que uma alma pode receber, e para que haja a tão exigida transformação à imagem do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é necessário deixar o agente transformador que é o Espírito Santo ir completando a obra começada em nossa vida, pois os que não buscarem e desejarem esta transformação estão perdendo tempo na Igreja do Senhor.

 

Se um galho da videira estiver quebrado ou atrofiado, não vai receber a sua seiva, assim é o crente, se ele não estiver totalmente ligado a Cristo, é um ser seco, frívolo e totalmente sem a unção de Deus na sua vida. A aparência exterior pode enganar a muitos, e assim estão enganando e sendo enganados, pois ainda não passaram pelo processo ao novo nascimento, que é a morte da velha criatura, o sepultamento do velho homem e a ressurreição do novo homem, pois quem está crucificado com Cristo, tem verdadeiramente Cristo na sua vida e com Ele em nossa vida temos o poder daquele que nos fortalece. Temos que empreender do nosso esforço e perseverança em prol da nossa salvação e esse esforço tem resultados quando estamos ligados a Cristo em todos os momentos, pois se assim não for e deixarmos a nossa vida espiritual estagnada preocupando-nos só com o materialismo, e levando uma vida displicente com relação as coisas de Deus sem qualquer tipo de temor e tremor diante dEle, corre-se o risco de ser descartado e lançado fora como um refugo a ser queimado no fogo. É preciso entender que viver debaixo da graça divina envolve uma vida de serviço e compromisso com o reino de Deus, e quem vive assim, sabe que sempre enfrentará perseguições, tribulações e passará por todo tipo de aflições, mas, existe uma recompensa para esta vida de fidelidade e serviço com Deus, que é, ter crédito com Ele, e, é dessa forma que seremos atendidos em todas as nossas necessidades. Isso é a verdadeira prosperidade. 
Jesus em seu ministério terreno, o que mais fez foi produzir frutos e um dos maiores exemplos de produtor de frutos foi o apóstolo Paulo que disse: sede meus imitadores com eu sou de Cristo, e, esse é o exemplo a ser seguido para sermos reconhecidos como crentes verdadeiros. Tudo envolve uma questão de conscientização da responsabilidade e dever que temos diante de Deus, pois Cristo pagou a nossa dívida que era impagável rasgando a cédula que era contra nós, fazendo o que ninguém poderia fazer em nosso favor. E a lei do reconhecimento; será que vamos ficar alheios e omissos a ela? Isso não pode acontecer, pois temos uma dívida de gratidão por tudo que o Senhor fez por nós e tudo que fizermos para Ele sempre será pouco. Temos o aval de Jesus que afirmou que poderíamos fazer coisas maiores que Ele, e isso tem sido interpretado erroneamente por muitos que pensam se tratar de milagres maiores e isso seria muita pretensão da nossa parte. Na realidade Jesus se referiu a extensão geográfica que envolveria todo o mundo e Ele ficou limitado apenas a um espaço geográfico menor. Hoje com todas as facilidades dos meios de comunicação temos condições de propagar o Evangelho, e é isso que estou fazendo, e você pode também fazer usando esse trabalho que estou publicando semanalmente e divulgando, usando todos os meios para isso, e assim certamente você estará sendo um galho frutífero. Com esse procedimento estamos demonstrando que a nossa vida está num processo de regeneração contínua, pois quem é portador do amor divino e permanece nesse amor, certamente sentirá o desejo de transmitir e distribuir esse sentimento tão profundo que o mundo não conhece, mas que precisa conhecer e nós que já conhecemos sabemos da sua profundidade, e ele é tão profundo que precisa alcançar a todos os pecadores sem nenhum tipo de acepção.
A palavra de Deus deve estar implantada em nossos corações e Cristo deixou esse exemplo guardando todos os mandamentos do seu Pai, sendo obediente e obediente até a morte de cruz. E se quisermos estar na condição de filho de Deus temos que ter e desenvolver uma conduta totalmente guiada pelos preceitos divinos. Nessas condições a nossa relação com Deus vai se aperfeiçoando e com isso em todas as situações que passarmos a nossa alegria em servir ao Senhor nunca será frustrada, porque somos fortalecidos e incentivados pelas ações e o poder do Espírito Santo em nosso interior. 
Deus os abençoe.

 

Comentário

 

Deus dá o milagre pela graça e satanás dá o milagre pela grana e por uma questão de raciocínio e discernimento é fácil saber de onde vem o milagre. Muitos não estão preocupados e nem querem saber de onde vem o milagre, pois, eles só querem o milagre, não importando de onde vem. Agora, os que tomam conhecimento dos líderes fraudulentos, roubadores e enganadores, já não estarão mais na ignorância e se permanecerem com eles, estarão sendo coniventes e incorrendo no mesmo pecado deles.

 

Apocalipse 2.2 Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e que não podes sofrer os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos, e o não sãoe tu os achaste mentirosos. 2 Coríntios 11:13-14 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 2 Pedro 2.3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. 2 Coríntios 11.13 Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de Cristo. Mateus 24.24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. I Timóteo 4.1 Mas o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; 2 Timóteo 4.3 Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;  Isaías 30.10 Que dizem aos videntes: Não vejais; e aos profetas: Não profetizeis para nós o que é reto; dizei-nos coisas aprazíveis, e vede para nós enganos.
Mateus 18.7 Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem!

 

 

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

Lição 12 – O Propósito da Verdadeira Prosperidade

16 de setembro de 2012

                         
   
   
 
Estilos  
Parágrafo  
Tipo de fonte  
4 (14pt)  
 
                                                                   
                                                                 

Texto Áureo: 2 Coríntios 9.6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abu

 

ndância, em abundância ceifará.

Leitura Bíblica em Classe: Romanos 10.8-14

 

 

OS SETE PROPÓSITOS DA VERDADEIRA PROSPERIDADE

1. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS A PALAVRA DA VERDADE 

 Romanos 10.8 Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos,

* Porque aquele que se cala sempre será um crente infrutífero –João 15.2 Toda a vara em mim, que não dá fruto, a tira; e limpa toda aquela que dá fruto, para que dê mais fruto.

 

2. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS O CRISTO RESSURRETO  Romanos 10.9 A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
* Porque quem se envergonhar do Cristo vivo será envergonhado - Lucas 9.26 Porque, qualquer que de mim e das minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos.

3. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS SOBRE A JUSTIÇA DIVINA 

Romanos 10.10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

* Porque se a justiça divina não é revelada não haverá salvação - Provérbios 11.14 De nada aproveitam as riquezas no dia da ira, mas a justiça livra da morte.

4. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS A CREREM NO SALVADOR 

Romanos 10.11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido.
* Porque como crerão se nos omitirmos de pregar o evangelho - I Coríntios 9.16 Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

 

5. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS A SALVAÇÃO A TODOS  Romanos 10.12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
* Porque devemos mostrar o caminho sem limites de raças - Gálatas 3.28 Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sóis um em Cristo Jesus.

 

6. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS QUE SÓ JESUS SALVA 

 Romanos 10.13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
* Porque os portões da misericórdia divina continuam abertos - João 6.37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

 

7. O PROPÓSITO ESTÁ EM PROCLAMARMOS O EVANGELHO DA GRAÇA 

 Romanos 10.14 Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
* Porque é preciso dignidade em pregar a verdadeira palavra - I Tessalonicenses 2.4 Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações.

 

 

 

Editorial Teológico

Quando se fala em prosperidade sempre vem a mente a visão da questão financeira, material e física e isso é uma realidade que vem sendo propagada ao longo dos tempos e também com mais ênfase em nossos dias por muitos líderes evangélicos absorvidos pelo desejo de riquezas e totalmente cauterizados espiritualmente. Preferem ter Mamon como deus ao invés de servir ao Deus verdadeiro e com isso atraem milhares de vidas para um caminho enganoso e perigoso tirando esses do curso determinado pelos preceitos divinos levando-os a uma condição de rebeldia ignorante aos verdadeiros objetivos divinos, pois esses tipos de doutrinas não condizem com a verdadeira palavra de Deus e se distancia dos verdadeiros propósitos divinos a esse respeito.
Dentre os propósitos divinos e que nos outorgará uma vida de plenitude espiritual frutífera está em servir ao Senhor semeando a palavra do evangelho que deve estar guardada em nossos corações, mas também em nossa boca, não para ficarmos calados, mas que seja proferida e proclamada sem nos omitirmos de nossas obrigações quanto ao reino de Deus. Se assim procedermos galgaremos a prosperidade temporal que vem pelas demais coisas que nos são acrescentadas, mas também conquistaremos a prosperidade de uma espiritualidade evolutiva que se estenderá por toda eternidade. 
Devemos ter um dever consciencioso de que Cristo pagou a nossa dívida que era impagável e rasgando a cédula que era contra nós a cravou na cruz do Calvário. E, em razão disso por um dever moral temos que testificar do Cristo ressurreto, sem nenhum tipo de constrangimento ou qualquer sintoma de vergonha em mostrar a nossa verdadeira identidade de crente. Como alguém tímido, que tem vergonha da sua fé ou de falar do amor de Jesus pode gozar de algum tipo de prosperidade. E, como diz a palavra, quem se envergonhar, Jesus vai negá-lo diante do Seu Pai e diante dos seus anjos. 
Fomos alcançados pela justiça divina porque alguém se esforçou pela nossa salvação, e de alguma maneira a nossa fé foi despertada até chegar o ponto de cremos que só Jesus pode salvar e perdoar pecados e com isso pudemos nos arrepender fazendo a confissão para recebermos a nossa tão grande salvação. Foi pela justiça divina que nos foi proclamada que nos decidimos a deixar a visão materialista para abraçarmos a visão espiritual e sermos salvos da morte eterna. Assim como nos foi dada esta oportunidade, outros também devem tê-la e é nossa obrigação propagar esta justiça para termos a verdadeira prosperidade.

Se nos omitirmos de anunciar o evangelho muitos não terão a oportunidade de conhecer a verdade e com isso milhares de almas estão confusas com relação ao seu destino eterno e o diabo sabe disso e apresenta vários tipos de caminhos de uma falsa fé. Nós temos por obrigação de anunciar o verdadeiro evangelho que são as boas novas, cujo conteúdo é Cristo e a justificação pela fé. Que prosperidade teremos vinda de Deus se não anunciarmos esse evangelho que nos é imposto a anunciar, se assim não fizermos, seremos considerados servos maus e negligentes.

Quando Jesus disse para pregar a toda criatura, significa que o evangelho não é limitado somente a alguns, mas, pelo contrário, o evangelho é ilimitado e deve ser levado a todos sem nenhuma distinção de raças, sexo, se é pobre ou rico, porque diante do Senhor todos tem o mesmo direito de alcançar a salvação. Portanto não podemos escolher a quem deve ser evangelizado, todos têm direito, independentes de cor, condições financeiras, grau cultural e outras coisas mais. Lembrem-se, nos foi imposta uma obrigação.
Quantas almas precisam alcançar a misericórdia de Deus e não a conhecem e se não revelarmos esse Deus misericordioso, como elas vão invocar o seu nome se não sabem nada a seu respeito, e desconhecem que os portões da graça e misericórdia divinas estão escancarados por determinado tempo aguardando que as almas entrem por eles para que tenham as suas vidas libertas do mundo e do pecado e passem a reconhecer que a salvação verdadeiramente vem por meio de Cristo.

Fomos comissionados a dar continuidade ao ministério de Cristo e não podemos escandalizar esta obra que foi conquistada com um alto preço. O evangelho foi confiado aqueles a qual Deus aprova e não aos usurpadores manipuladores da palavra. Temos que pregar a palavra com testemunho de vida e sem intenções de agradar a ninguém, porque que tudo que fizemos é pesado na balança divina.

Não fiquem recheando envelopes com dinheiro persuadidos pelos charlatões do evangelho na ilusão de conseguir uma prosperidade materialista e fazendo papel de tolo na mão desses espertalhões. Invistam no reino de Deus naquilo que é frutuoso e apresenta um propósito sério com relação a verdadeira prosperidade que é ganhar almas para Cristo. Agindo assim as promessas de Deus acompanharão a tua vida.

 

 

 

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

Lição 11 – COMO ALCANÇAR A VERDADEIRA PROSPERIDADE

09 de setembro de 2012

 

Texto Áureo: I Crônicas 29.12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.

 

Leitura Bíblica em Classe: I Crônicas 29.10-18

 

QUER SER PRÓSPERO? SÓ EM DEUS ESTÁ A VERDADEIRA PROSPERIDADE  

1. A PROSPERIDADE DIVINA VEM PELAS SUAS BENÇÃOS E BENEFÍCIOS 

* Somos seus filhos e Ele é nossa eternidade de bênção – I Crônicas 29-10 Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. Daniel 7.18 Mas os santos do Altíssimo receberão o reino, e o possuirão para todo o sempre, e de eternidade em eternidade.

* Nosso destino está em suas mãos, Ele é a fonte de tudo - I Crônicas 29.11 Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. Efésios 1.11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

* Nossa obediência possibilita receber o melhor de Deus - I Crônicas 29.12 E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Mateus 6.33 Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

 

2. A PROSPERIDADE DIVINA EXCLUI A POSSIBILIDADE DE FRACASSOS
* Quem crê na vitória sempre dá graças rendendo louvores - I Crônicas 29.13 Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. I Coríntios 15.57 Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo.
* Quem crê na provisão divina sabe que nada temos sem Ele - I Crônicas 29.14 Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos. Jó 1.21 E disse: Nu saí do ventre de minha mãe e nu tornarei para lá; o SENHOR o deu, e o SENHOR o tomou: bendito seja o nome do SENHOR.
* Quem crê ser peregrino sabe que não é aqui nossa morada - I Crônicas 29.15 Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança. Filipenses 3.20 Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo,

 

3. A PROSPERIDADE DIVINA É GARANTIDA, POIS ELE SABE RETRIBUIR.
* Toda generosidade nas doações produzirá nosso galardão eterno - I Crônicas 29.16 Senhor, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua. Apocalipse 22.12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

* Tudo que fazemos para Deus só tem retorno se for sem interesses - I Crônicas 29.17 E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu. Mateus 6.2 Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

* Toda beneficência divina vem se conservarmos nosso pacto com Ele - I Crônicas 29.18 Senhor Deus de Abraão, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti. João 14.21 Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

 

EDITORIAL TEOLÓGICO

A Verdadeira Prosperidade Ultrapassa Barreiras

A prosperidade vista sob dois ângulos de compreensão: uma no sentido terreno ou temporal e outra no sentido que transcende e ultrapassa a barreira do físico ou material para chegar a uma eternização. A primeira dentro da visão terrena é a mais buscada e enfocada por todos os povos do mundo que fazem de tudo para consegui-la não importando como, seja pelos meios lícitos ou pelos meios ilícitos. Quando digo pelos povos do mundo estou me referindo no sentido de pessoas não conversas a Cristo. Não nos preocuparia tanto essa conduta, pois vivem no tempo da ignorância. O que preocupa é que também no meio evangélico essa ênfase em busca da prosperidade material vem sendo propagada pelos neopentecostais e também por outros segmentos cristãos que seguem os mesmos objetivos materialistas, introduzindo uma montanha de heresias, e com isso deixam de conduzir o povo nos princípios bíblicos que ensina uma prosperidade que deve ultrapassar a barreira do físico para o transcendental, que é a prosperidade eternizada e como eles não tem interesse em mostrar a verdadeira prosperidade pregam uma prosperidade temporal, com uma visão totalmente distorcida e manipulada da Palavra de Deus. Em Lucas 12.20 que fala do rico insensato que procurou juntar riquezas temporais sem se preocupar com a salvação da sua alma e quando pensou que ia desfrutar do que tinha ajuntado veio o súbito na sua vida como diz a palavra: Louco, hoje pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será. Significa que tudo o que ajuntou para ele acabou quando a morte chegou. O que ele ganhou com isso; nada. O que ele levou para a eternidade; nada. Como não se preocupou com a sua alma morreu perdido e condenado ao juízo, assim é com todos, incluindo aqui, crentes e descrentes que estão com as mentes voltadas a essa visão distorcida da verdadeira prosperidade.

O texto bíblico de I Crônicas 29 da leitura bíblica em classe, que é o texto que utilizo para elaborar o esboço, retrata uma situação em que Davi já idoso entoando um cântico de dedicação, exaltação, humilhação, liberalidade e agradecimento ao Senhor, por tudo que ele tinha conquistado de bens ao longo de uma carreira de luta, perseguição, dificuldades, perigos, esforços, trabalho e muito mais feitos, foram adquiridos em toda sua trajetória juntamente com os seus comandados. Com todo esse empenho ele adquiriu muita riqueza, ou seja, ouro, prata, bronze e outros metais e muito objetos de valor. Durante o seu reinado ele pode usufruir de várias maneiras o fruto das suas conquistas. Mas, Davi era um homem de fé e extremamente generoso e temente a Deus e sabia que tudo que conquistou foi através do Senhor, e diante disso os seus recursos não poderiam ficar limitado a um plano terreno, pois dessa maneira tudo que fez teria sido em vão. Então ele mostra que tudo que tinha pertencia a Deus e leva o povo a pensar dessa maneira e com isso ofereceram grandes ofertas que seriam usadas na construção do templo. E assim agiram com uma consciência pela fé de ultrapassar a barreira da prosperidade terrena para a prosperidade celestial, pois eles investindo na construção daquele templo, estariam investindo nas coisas do reino de Deus e isso é a eternização da benção, pois tudo que se investe naquilo que é transcendental isto é, no reino de Deus é registrado nos seus memoriais eternos.

Tudo que conquistarmos com nossos esforços, não podemos atribuir a nós mesmos e sim a Deus e pensando assim se retermos tudo o que temos e não investimos no reino de Deus, na ocasião em que vier a morte física, fica tudo limitado num plano terreno e com isso perdeu-se a grande oportunidade de alocar parte da tua prosperidade em prol do reino de Deus. Por isso temos que agir com gestos de amor, generosidade para com as coisas de Deus e isso será caracterizado como algo transcendental, ou seja, ultrapassou as barreiras do físico para o sobrenatural e é assim que a nossa benção será eternizada, porque não nos deixamos levar pelo egoísmo, avareza só no plano terreno, mas investimos com disposição no que é espiritual. Precisamos sempre lembrar que somos forasteiros e peregrinos nesta terra e que a nossa pátria está nos céus e se não atentarmos para as palavras de Jesus, para não ajuntarmos tesouros na terra os quais se acabam, mas para que ajuntássemos no céu onde tudo é permanente, estaremos investindo na área errada e não conquistaremos a herança que está reservada para nós quando partirmos desta terra. É bom lembrar que os avarentos, mesquinhos, roubadores, mercenários, enganadores não herdarão o reino de Deus.

 

  

 

Escola Bíblica Dominical

 

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

 

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

 

 

Lição 10 – UMA IGREJA VERDADEIRAMENTE PRÓSPERA

 

02 de setembro de 2012

 

 

 

Texto Bíblico: Gálatas 6.16. E a todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre ele e sobre o Israel de Deus.

 

 

 

Leitura Bíblica em classe: Efésios 2.11-13; Romanos 11.1-5

 

 

 

A PROSPERIDADE REAL ESTÁ NAS BENÇÃOS DE PAZ E MISERICÓRDIA

1. COM BENÇÃOS DE PAZ VEIO A VERDADEIRA PROSPERIDADE
* Éramos um ninguém agora através de Cristo somos alguém - Efésios 2.11 Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens; Efésios 2.6 E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus

 

* Éramos inimigos de Deus agora através de Cristo somos filhos - Efésios 2.12 Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. I João 3.1 VEDE quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele.

 

* Estávamos longe de Deus, e o sangue de Cristo nos aproximou - Efésios 2.13 Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Colossenses 1.21 A vós também, que noutro tempo éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou

 

2. A VERDADEIRA PROSPERIDADE TEM A MISERICÓRDIA DIVINA
* Deus nunca rejeita aquele que faz parte do seu pacto - Romanos 11.1 DIGO, pois: Porventura rejeitou Deus o seu povo? De modo nenhum; porque também eu sou israelita, da descendência de Abraão, da tribo de Benjamim. Levítico 26.9 E para vós olharei, e vos farei frutificar, e vos multiplicarei, e confirmarei a minha aliança convosco

 

* Deus nunca rejeita um povo que se tornou a sua herança - Romanos 11.2 Deus não rejeitou o seu povo, que antes conheceu. Ou não sabeis o que a Escritura diz de Elias, como fala a Deus contra Israel, dizendo: Efésios 1.11 Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade
* Deus nunca desampara todos aqueles que lhe são fiéis - Romanos 11.3 Senhor mataram os teus profetas, e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma? Salmos 37.28 Porque o Senhor ama o juízo e não desampara os seus santos; eles são preservados para sempre; mas a semente dos ímpios será desarraigada.

 

* Deus reserva para si todos que o servem com fidelidade - Romanos 11.4 Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal. Hebreus 10.23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu

 

* Deus mostra que seus propósitos salvíficos não falham - Romanos 11.5 Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça. Efésios 1.4 Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

 

 

 

EDITORIAL TEOLÓGICO

 

 

 

PROSPERIDADE É TER O NOME ESCRITO NO LIVRO DA VIDA

O tema em pauta relacionado à Igreja verdadeiramente próspera é direcionado para a igreja organismo, ou seja, nós individualmente como Igreja do Senhor Jesus Cristo e não a Igreja organização

 

A verdadeira prosperidade consiste em ser exclusivamente uma nova criatura em Cristo Jesus. Isto acontece através de uma operação espiritual desejada pela alma perdida, que remove a pecaminosidade e o mundanismo. Para haver essa nova realidade na vida de um pecador é necessário um arrependimento verdadeiro o qual promoverá uma conversão genuína seguida de uma vida de santificação e transformação que vai de glória em glória pela atuação do Espírito Santo.

 

A igreja é o Israel espiritual, ou seja, uma entidade composta de todos os verdadeiros seguidores de Cristo, que depositam nEle sua total confiança. As bênçãos de paz e de misericórdia vieram para abrir os olhos espirituais e promover a restauração e remoção de todas as barreiras que causavam hostilidades entre o homem e Deus. 
Será que o pecador afundado num charco de lodo e lama pode gozar de alguma prosperidade, mesmo tendo muitos recursos materiais e financeiros; é evidente que não, pois a verdadeira prosperidade é termos a promessa de sermos co-herdeiros com Cristo e herdeiros de Deus e de estarmos assentados com Ele nas regiões celestiais. Está no fato de sermos um novo ser, ou seja, um ser celestial. A conversão é o começo da caminhada que envolverá perseguições, lutas, dificuldades, sofrimentos e muito mais; situações essas que devemos transpor para alcançarmos o prêmio que nos está proposto caso sejamos vencedores em nossa careira cristã.

 

Os pregadores da prosperidade, desde os tempos contemporâneos aos dos apóstolos e os dos nossos tempos dificilmente enfocam que devemos ter como alvo principal a visão da recompensa que Deus tem reservado para nós, e que são condicionais a uma vida regrada nos preceitos divinos, mas, pelo contrário levam multidões a uma visão presente na busca desenfreada de alcançar satisfação própria aos interesses infinitos de Deus que envolve todo o universo. A recusa em desejar esse bem é uma violação de uma obrigação infinita ou ilimitada, implicando em culpa ilimitada, porque buscam a prosperidade física e materiais afetando com isso toda uma espiritualidade que deveria estar sendo desenvolvida, para que a alma possa ser transformada a imagem de Cristo e alcançar e conquistar as promessas divinas. Dessa maneira o povo é desviado do caminho da verdade e entra numa estagnação espiritual sufocada pelas doutrinas materialistas pondo em risco de perdição, os milhares de almas manipuladas pelos lobos do evangelho com suas falsas doutrinas e com isso muitos perderão a verdadeira prosperidade prometida por Deus que são eternas e não temporais como se pregam. Para quem está impressionado com aqueles que estão fazendo milagres tanto na área física ou financeira seja os dos mega templos ou até os das portinhas, e se deixando levar por esses que parecem ser e não são e é bom atentar para esse texto que diz em Mateus 24.24 Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos, e em Mateus 7.15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Lembre-se que somos atalaias do Senhor e temos que defender o evangelho pleno da graça, com todos os meios a nossa disposição. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

 

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

 

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

 

 

 

 

Lição 9 -  DÍZIMOS E OFERTAS

 

26 de agosto de 2012

 

 

 

Texto Bíblico: 2 Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

 

Leitura bíblica em classe: Malaquias 3.10.11; 2 Coríntios 9.6-8

 

 

 

DÍZIMOS E OFERTAS - DA LEI PARA A GRAÇA A OBRA CONTINÚA

 


1. O DÍZIMO PERTENCE AO SENHOR E DEVE SER DEVOLVIDO A ELE 

 

 

 

Malaquias 3.10 “Trazei todos os dízimos

 

* Devolver o que é de Deus é uma forma de honra-lo - Provérbios 3.9 Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;

 

2. O DÍZIMO SE ENTREGA NA IGREJA NÃO O USE OU ADMINISTRE 

 

 

 

Malaquias 3.10b “...à casa do tesouro,

 

* Não coma ou use a parte que pertence ao Senhor - Provérbios 20.25... Laço é para o homem apropriar-se do que é santo, e só refletir depois de feitos os votos. 

 

3. O DÍZIMO É PARA A MANUTENÇÃO DA OBRA E AS DESPESAS – Malaquias 3.10c...para que haja mantimento na minha casa, 
* Aquele que só pensa em si deixa Deus indignado - Ageu 1.9 Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu dissipei com um sopro. Por que causa? disse o SENHOR dos Exércitos. Por causa da minha casa, que está deserta, enquanto cada um de vós corre à sua própria casa. 

 

4. O DÍZIMO TEM PROMESSA DE BENÇÃO SEM RECEIO DE PERDAS 

 

 Malaquias 3.10d...e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, 
* Nunca duvide da benção que Deus promete na palavra – Números 23.19 Deus não é homem, para que minta; nem filho do homem, para que se arrependa; porventura diria ele, e não o faria? Ou falaria, e não o confirmaria?

 

5. O DÍZIMO FIEL FAZ ABRIR A FONTE DE TODO PODER DOS CÉUS

 

Malaquias 3.10e”...se eu não vos abrir as janelas do céu,

 

* As bênçãos estão disponíveis, mas, só recebe quem é fiel - Efésios 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;

 

6. O DÍZIMO TEM A GARANTIA DE PROVISÃO FÍSICA E ESPIRITUAL  Malaquias 3.10f...e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

 

* Quem é fiel se privilegia da provisão material e espiritual - Provérbios 3.10 E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.

 

7. O DÍZIMO IMPEDE QUE FORÇAS OPOSTAS CAUSEM PREJUÍZOS - Malaquias 3.11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.

 

* O infiel dá brechas ao maligno para lhe trazer prejuízos – I Pedro 5.11 Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

 

 

 

8. A OFERTA GENEROSA SEGUE A LEI DO SEMEAR E COLHER 

 

 2 Coríntios 9.6 E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará.

 

* A generosidade tem garantia de retorno quando não há avareza - Provérbios 11.24 Ao que distribui mais se lhe acrescenta, e ao que retém mais do que é justo, é para a sua perda.

 

 

 

9. A OFERTA QUE AGRADA AO SENHOR DEVE SER EXPONTÂNEA -2 Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.
* A espontaneidade em ofertar com alegria toca no coração de Deus – Marcos 12.43 E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;

 

10. A OFERTA DADA COM AMOR TRAZ PROSPERIDADE ABUNDANTE 

 

 2 Coríntios 9.8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda a boa obra;

 

* A prosperidade é condicional ao que é  feito com amor pela obra - Lucas 6.38 Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.

 

 

 

EDITORIAL TEOLÓGICO

 

Quantas controvérsias, críticas destrutivas, ignorâncias, zombaria, chocarrices e outras coisas mais a respeito do dízimo. Um dos pontos que mais se pegam é que o dízimo foi uma obrigação do tempo da lei e que agora estamos na graça e que nessa dispensação o dízimo foi abolido e dessa forma o cristão não precisa mais dar o dízimo. Toda essa polêmica poderia ter menos repercussão na mídia, se, muitos líderes evangélicos não cometessem os vários abusos e escândalos que vemos acontecendo nos dias de hoje. Em algumas igrejas se impõem o sistema legalista sobre os fiéis, o que é errado, em outras exigem um percentual acima do que ensina a palavra, e isso é exploração, outras fazem mal uso do que é arrecadado, para usar em seus próprios deleites e muito mais coisas, que se espalham rapidamente pelos vários meios de comunicação, prejudicando com isso a propagação do Evangelho e a imagem da igreja.

 

Os ignorantes que se acham entendidos e colocam o dízimo só no sistema legalista (ou seja na lei de Moisés), esquecem de examinar a palavra em vários contextos, como Jesus disse: “Toda Escritura é Inspirada”., e examinando a passagem bíblica de Gênesis 14.20 em que Abraão dá o dízimo a Melquisedeque, rei de Salém, o que podemos entender sobre este episódio.

 

Fatos que precisamos compreender: Tudo que contém o A.T. e é confirmado em o N.T. deve ser praticado pela Igreja (veja Hebreus 7.1-2). Outra situação é que Abraão não viveu no tempo da lei e sim num tipo de graça não explícita, mas, que apontava para a graça revelada do Nosso Senhor Jesus Cristo. Com relação a Melquisedeque, esse personagem representa um tipo de Cristo que apontava para o antítipo que é a revelação do tipo, o qual é Cristo. Abraão que havia lutado com os seus 318 criados, contra os quatro reis amorreus, para libertar o sobrinho Ló e família e recuperar todos os seus pertences, ficou com os despojos dessa vitória e em forma de gratidão a Deus, ele deu a Melquisedeque, tipo de Cristo o dízimo de tudo o que conquistou, pois, sem a ajuda divina Abraão não conseguiria derrotar esses reis. Observem que antes de Abraão dar o dízimo a Melquisedeque, este, lhe ofereceu pão e vinho; isso tem um significado: o pão simbolizava o corpo de Cristo que seria partido por nós e o vinho simbolizava o sangue de Cristo que seria derramando para expiação dos nossos pecados, logo, entendemos que esse fato apontava para a obra redentora de Cristo e para a Sua Igreja Cristo que seria o testemunho do Deus vivo e que teria a responsabilidade de levar o evangelho para todos os povos da terra. Toda essa missão que envolve a igreja em fazer a obra de Deus tem muitos custos que nem preciso enumerar e pergunta-se; que tem a responsabilidade de pagar esses custos; é o pastor ou é todo o corpo de Cristo, e quais são os recursos que o Senhor estabeleceu para cobrir tudo isso; é evidente que recursos devem vir dos dízimos e ofertas, e fora disso é exploração da fé. 
Agora, se alguém não tem fé para dar o dízimo, por falta de orientação, avareza, ignorância e outras coisas mais é melhor não dar, pois dessa maneira Deus não vai aceitar. Também o dízimo não pode ser imposto pelo líder de uma forma obrigatória ou constrangedora, pois, aí entraria no legalismo. Também não de o dízimo só para manter-se num cargo da igreja, ou para agradar o pastor, ou para ter o nome no rol de dizimistas, isso não lhe trará bem algum. O dízimo é um ato de fé, amor, gratidão, reconhecimento ao Senhor e deve ser praticado com espontaneidade e alegria no coração para que seja aceito e o fiel tenha todo o retorno prometido por Ele.
Os dizimistas do A.T. que cumpriam fielmente as observâncias das leis cerimoniais, trazendo os seus dízimos e ofertas ao templo nas datas estipuladas eram ricamente abençoados. Aqui exemplifico quanto aos que tinham campos de cultivo ou de rebanhos na questão da fartura que Deus dava, tais como; ordenando a chuva, impedindo as pragas nos plantios, e no caso dos rebanhos, eram saudáveis sem pestes, doenças etc., e com isso eram prósperos.

 

Quanto aos infiéis que deixavam de cumprir a lei não trazendo seus dízimos e ofertas, ou, trazendo os dízimos corrompidos e manipulados, a situação desses era inversa; em seus campos não chovia, as pragas como gafanhotos, locustas, pulgões atacavam furiosamente, e as pestes e doenças vinham sobre o rebanho, ficando esses com um prejuízo enorme por causa da infidelidade com Deus. Só ficava um pouco pela misericórdia de Deus para não morrerem de fome. Assim também é com o crente fiel e o crente infiel. O fiel tem a plenitude das bênçãos divinas e é cheio de unção e o infiel é árido e vazio no espírito.

 

Quando Deus fala; “para que não falte alimento na minha casa” está se referindo ao templo onde todos que ali serviam eram sustentados com os recursos dos dízimos e das ofertas. Mas, espiritualizando a frase “não faltar alimento na minha casa” pergunta-se: quem é a casa de Deus hoje? Somos nós a casa de Deus e se formos fiéis seremos abastecidos abundantemente com toda provisão espiritual e isso nos motivará para que a Igreja suprida com nossos dízimos e ofertas continue a sua caminhada nesta terra até a vinda do Nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Com relação as dúvidas e debates de que o dízimo não consta no N.T., já demonstrei que consta conforme ilustrei em Hebreus 7.1-2; mas, vamos dar uma ampliada nessa questão para os críticos de plantão, que certamente tentarão no transcorrer da aula colocar o professor numa situação constrangedora.

 

Jesus veio numa época em que os Judeus viviam sob uma opressão muito violenta do governo romano o qual também cobrava do povo com todo rigor os suas taxas e impostos. Não bastasse isso tinha também o poder religioso com a família do sacerdote Anás, e com a liderança de Caifás, que por sua vez tinham estreitas ligações políticas e comerciais com o governo de Roma.

 

Essa casta sacerdotal era totalmente corrupta e isso ficou demonstrado quando Jesus entra no templo e expulsa todos os que ali faziam comercio. Nesse tempo a única cobrança que vigorava era os impostos para César e as ofertas e dízimos para o templo, fora isso se surgisse alguém falando de dízimos para outra finalidade certamente seria condenado à morte. Esse foi um dos motivos pelo qual Jesus não ensinou abertamente sobre o dízimo, se o fizesse eles teriam abreviado a sua morte e a sua missão teria sido fracassada. Já com o início da Igreja os apóstolos e principalmente o apóstolo Paulo que por sinal foi o que mais sofreu perseguições, tentem imaginar o que seria feito com ele se viesse a falar de dízimo. E é esta a razão que o dízimo não foi exposto em o N.T. de uma maneira explícita, porque foi escrito por homens inspirados pelo Espírito Santo de uma maneira sábia e prudente, que é o que falta em muitos que não entendem acerca dessa disciplina abençoadora que é o dízimo.

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

 

Lição 6 - A PROSPERIDADE DOS BEM-AVENTURADOS

05 de agosto de 2012

 

Texto Bíblico: Lucas 4.18 O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração,

Leitura bíblica em classe: Mateus 5.1-12

 

NOVE LIÇÕES PARA SER UM BEM-AVENTURADO PRÓSPERO

 

1. APRENDA A ASSUMIR A FORMA DE UM SERVO FIEL - Mateus 5.3 Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus;
Filipenses 2.7 Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

 

2. APRENDA A SER SENSÍVEL A DOR DO PECADOR - Mateus 5.4 bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
2 Coríntios 1.4 Que nos consola em toda a nossa tribulação, para que também possamos consolar os que estiverem em alguma tribulação, com a consolação com que nós mesmos somos consolados por Deus.

 

3. APRENDA A PADECER O MAL SEM SE AMARGURAR 

Mateus 5.5 bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Hebreus 12.15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem.

4. APRENDA A SENTIR QUEM ANSEIA POR SALVAÇÃO - Mateus 5.6 bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Marcos 6.34 E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas.

5. APRENDA A EXERCER A MISERICÓRDIA RECEBIDA - Mateus 5.7 bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Mateus 9.13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

6. APRENDA A TER UM CARÁTER COMO O DE CRISTO - Mateus 5.8 bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Efésios 4.13 Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

7. APRENDA A NÃO ODIAR, MAS AMAR SEUS INIMIGOS - Mateus 5.9 bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Mateus 5.44 Eu, porém, vos digo: Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos odeiam, e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem; para que sejais filhos do vosso Pai que está nos céus;

8. APRENDA A VIVER PIAMENTE NO SERVIÇO CRISTÃO 

Mateus 5.10 “bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus”

2 Timóteo 3.12 E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

9. APRENDA A SOFRER INJUSTIÇAS SERVINDO A CRISTO 

Mateus 5.11 bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e, mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa.
I Pedro 4.13 Mas alegrai-vos no fato de serdes participantes das aflições de Cristo, para que também na revelação da sua glória vos regozijeis e alegreis. 

10. PERSEVERE EM OBTER O PRÊMIO ESPIRITUAL ETERNO - Mateus 5.12 Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Apocalipse 22.12 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.

 

 

EDITORIAL TEOLÓGICO

 

Ser um Bem-Aventurado próspero exige ser um verdadeiro discípulo de Jesus, que aceita a sua instrução e acolhe em seu coração o conhecimento da palavra de Deus. Quem é Bem-Aventurado tem plena convicção de fazer parte do reino de Deus e se porta como tal, investindo todo esforço em aprender mais e mais o conhecimento das Sagradas letras. Quem é fiel ao Reino de Deus faz parte das promessas de ser um Bem-Aventurado. Quem é discípulo de Jesus é totalmente sintonizado com Ele, e tem uma vida de confiança no seu Salvador e na sua palavra. É dotado de uma obediência e dedicação explícita aos seus preceitos. 
A prática das bem-aventuranças indicam quem são os verdadeiros cidadãos dos céus e não podemos imaginar a realidade do que é o céu, mas podemos entender que é um lugar de maravilhas e que para conquistar nosso espaço nesse lugar todo o esforço desprendido é pouco para adentrarmos na dimensão celestial. 
A transformação a imagem de Cristo que nos encaminha a uma elevação acima do nível dos anjos é uma condição irrevogável da parte de Deus. O apóstolo Paulo faz um apelo em Romanos 12.2 para não nos conformarmos mais com este mundo, e sim que haja uma renovação no nosso entendimento e uma conscientização de que devemos agradar a Deus em tudo dentro da sua perfeita vontade. 
Diante do que aprendemos com as bem-aventuranças fica a conscientização de que a ideia materialista sobre os céus não levará a uma mudança de natureza e transformação da alma e que muitos líderes ávidos por poder e riquezas, estão levando milhares de incautos e ignorantes ao caminho da perdição. Esse evangelho enganoso tem se expandido de uma forma preocupante por todos os cantos levando muitos a uma visão deturpada do que é a verdadeira prosperidade. Exploram o povo usando o nome de Deus com promessas que Ele não autoriza pela sua palavra. Que a igreja autêntica de Cristo possa levantar clamores para que esses mercenários sejam desmascarados e desacreditados. Lembre-se que a palavra diz que o ímpio não permanecerá na congregação dos justos.

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

Lição 7 – TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

12 de agosto de 2012

 

Texto Bíblico: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fp 4.13). 

Leitura bíblica em classe: Filipenses 4.10-19.

 

QUANDO É QUE EU TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE

1. QUANDO EU NÃO DESISTO DAS MISSÕES COM A OBRA DE DEUS 

Filipenses 4.10 - Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade.
* Será que eu posso todas as coisas largando a mão do arado – Lucas 9.62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

 

2. QUANDO AS CIRCUNSTÂNCIAS NÃO ALTERAM MEUS VALORES  Filipenses 4.11 - Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho.

* Será que eu posso todas as coisas só quando tudo está bem – Eclesiastes 7.14 No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.
3. QUANDO EM POBREZA OU RIQUEZA MINHA FÉ NÃO É ABALADA 

Filipenses 4.12 - Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade.

* Será que eu posso todas as coisas com a alma murmuradora – I Coríntios 10.10 E não murmureis, como também alguns deles murmuraram, e pereceram pelo destruidor.
4. QUANDO A MINHA FÉ É TOTALMENTE VOLTADA PARA CRISTO  Filipenses 4.13 - Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
* Será que eu posso todas as coisas sem confiar tudo a Cristo – Tiago 1.6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

5. QUANDO COM TODO O MEU AMOR EXERCITO O TER EM COMUM 

Filipenses 4.14 - Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição.
* Será que eu posso todas as coisas omitindo o amor mútuo – Atos 2.44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.

6. QUANDO DOU EXEMPLOS EM MINHAS OFERTAS PARA A OBRA - Filipenses 4.15 - E bem sabeis também vós, ó filipenses, que, no princípio do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja comunicou comigo com respeito a dar e a receber, senão vós somente.
* Será que eu posso todas as coisas olhando só o meu lado  – Atos 20.35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.
7. QUANDO HÁ FRATERNIDADE O PODER DE DEUS OPERA EM MIM 

Filipenses 4.16 - Porque também, uma e outra vez, me mandastes o necessário a Tessalônica.
* Será que eu posso todas as coisas com espírito de avareza – I Coríntios 6.10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.

8. QUANDO O MEU INTERESSE MAIOR É VOLTADO AO MEU PRÓXIMO 

 Filipenses 4.17 - Não que procure dádivas, mas procuro o fruto que aumente a vossa conta.
* Será que eu posso todas as coisas explorando a fé dos outros – Provérbios 1.19 São assim as veredas de todo aquele que usa de cobiça: ela põe a perder a alma dos que a possuem.

9. QUANDO O MEU SACRIFÍCIO É UMA GRATIDÃO AO OPERAR DIVINO 

Filipenses 4.18 - Mas bastante tenho recebido e tenho abundância; cheio estou, depois que recebi de Epafrodito o que da vossa parte me foi enviado, como cheiro de suavidade e sacrifício agradável e aprazível a DEUS.
* Será que eu posso todas as coisas tendo um coração ingrato – Lucas 17.18 Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?

10. QUANDO A MINHA GENEROSIDADE NÃO É MOVIDA COM INTERESSES 

 Filipenses 4.19 - O meu DEUS, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por CRISTO JESUS.
* Será que eu posso todas as coisas só buscando meus interesses – I Coríntios 10.24 Ninguém busque o proveito próprio; antes cada um o que é de outrem.

 

 

EDITORIAL TEOLÓGICO

   É muito comum encontrarmos irmãos ou mesmo pregadores dizendo essa parte do versículo “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”. Aí fica a pergunta; será que pode mesmo? É evidente que não é da maneira que muitos ainda como leigos e ignorantes usam mecanicamente esse texto, que na maioria das vezes é somente da boca para fora.

   Fazendo uma exegese do texto em questão vamos entender que precisamos nos enquadrar dentro do que a palavra exige, para que possamos realmente ter e estar na condição de dizer... (posso todas as coisas), porque o texto mostra uma realidade muito diferente do que muitos pensam ou pregam. Podemos observar que muitos pregadores induzem o povo a dizer – eu tudo posso. Na realidade esse texto é manipulado por muitos de uma forma superficial para mover o emocional dos ouvintes e isso não resultará em nada na vida da pessoa, que ficará pensando ilusoriamente que pode e na verdade não pode. Precisamos saber que toda palavra de promessa, incentivo, conquistas, vitórias e outras mais, são condicionais a uma regra comportamental e espiritual que devem estar aplicadas em nossas vidas através de uma obediência irrestrita aos preceitos divinos. 
O apóstolo Paulo tinha todas as condições de afirmar (que tudo pode), basta olhar o retrospecto de sua carreira cristã. Nesta passagem o apóstolo inspirado pelo Espírito Santo declara uma fé ilimitada dentro dos seus objetivos e propósitos em que se encarregou de fazer uma grande arrecadação financeira para suprir a igreja de Jerusalém.

   Vamos entender o que estava se passando com os cristãos de Filipos. Pelo que já estudamos os cristãos de Filipos foram muito benevolentes e liberais com suas ofertas mesmo em situações adversas que atravessavam. Acontece que tendo o resultado do que foi arrecadado em mãos, enfrentaram dificuldades para enviar até o apóstolo, dado as circunstâncias desfavoráveis, tais como distância, perigos de confisco pelas autoridades, assaltos no caminho e outros. Com isso o envio foi retardado para ser entregue, mas nem por isso o apóstolo descreu de que a remessa chegaria até ele, pois sabia que a mão de Deus estava no negócio e que nenhuma força contrária impediria o cumprimento de sua missão. 
Todas as dificuldades e impedimentos que Paulo enfrentou, em nenhum momento se queixou ou murmurou da situação e nesse caso com a demora em receber a remessa ele declara que mesmo que isso não acontecesse, ele se contentaria com o que tinha e os seus princípios de ser um servidor de Cristo, seriam mantidos tanto no pouco como no muito.

Paulo enfrentou pobreza extrema, mas aprendeu a suportar tudo, nunca desistindo de servir a Cristo e isto também o credenciava a dizer “eu tudo posso”, pois em nenhum momento a sua fé veio sofrer qualquer tipo de abalo. Este homem de Deus tinha um sentimento de solidariedade muito forte e sempre procurou servir aos irmãos com toda abnegação naquilo que fazia, sendo um exemplo daquele que ama ao próximo de uma forma verdadeira. Paulo também apresentou uma sinceridade muito explícita em tudo que fazia e jamais tentou tirar proveito da situação. Ele não tinha como retribuir ou recompensar os crentes de Filipos, mas o seu Senhor podia, pois é Cristo que é o fiador de todas as nossas dívidas.
Epafrodito foi o fiel servo que se encarregou da missão de levar as remessas até o apóstolo. Ao receber tudo que eles arrecadaram o apóstolo enaltece o exemplo desses cristãos de Filipos, que mesmo em pobreza tiveram um ato de auto-negação demonstrando a realidade do amor de Cristo em seus corações. Ficando claro que toda essa generosidade não era movida por interesses materiais.
O esboço que elaborei segue pelos tópicos várias condições que devem estar aplicadas em nossas vidas para que se possa dizer com toda convicção “Posso todas as coisas naquele que me fortalece”; caso contrário é só palavras lançadas ao vento, sem nenhum efeito.

Temos que viver de verdades, não de ilusões.

 

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

 

 

Lição 8 – O PERIGO DE QUERER BARGANHAR COM DEUS

19 de agosto de 2012

 

Texto Bíblico: Salmos - 116.12 “Que darei ao SENHOR por todos os seus benefícios para comigo?”

 

Leitura bíblica em classe: Mateus 4.1-11 

 

CUIDADO – FAZER BARGANHA COM DEUS É PECADO


1. O DIABO TENTOU JESUS NO DESEJO DA CARNE 
* Tentou Jesus a negociar e líderes imitam seus negócios - Mateus 4.1 A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. 2 Pedro 2.3 E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
* Tentou Jesus no jejum e líderes jejuam para tentar Deus - Mateus 4.2 E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome. Isaías 58.6 Porventura não é este o jejum que escolhi, que soltes as ligaduras da impiedade, que desfaças as ataduras do jugo e que deixes livres os oprimidos, e despedaces todo o jugo?

* Tentou Jesus fazer milagre e líderes tentam que Deus faça - Mateus 4.3 Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Malaquias 3.15 Ora, pois, nós reputamos por bem-aventurados os soberbos; também os que cometem impiedade são edificados; sim, eles tentam a Deus, e escapam.

* Tentou Jesus na palavra e líderes usam a palavra para tentar - Mateus 4.4 Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. 2 Coríntios 2.17 Porque nós não somos, como muitos, falsificadores da palavra de Deus, antes falamos de Cristo com sinceridade, como de Deus na presença de Deus.

 

2. O DIABO TENTOU JESUS NO DESEJO DOS OLHOS
* Ele e líderes corruptos levam muitos a uma falsa visão - Mateus 4.5 Então, o diabo o levou à Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo. 1 Timóteo 6.5 Contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

* Ele e líderes corruptos são sutis na manipulação da fé - Mateus 4.6 e lhe disse: Se és Filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e: Eles te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Romanos 16.18 Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples.

* Ele e líderes corruptos levam muitos a tentar a Deus - Mateus 4.7 Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor, teu Deus. Tiago 1.13 Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta.

 

3. O DIABO TENTOU JESUS NO ORGULHO DA VIDA
* Ele e líderes presunçosos iludem o povo com vantagens mundanas - Mateus 4.8 Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles Isaías 9.16 Porque os guias deste povo são enganadores, e os que por eles são guiados são destruídos.

* Ele e líderes presunçosos buscam poder e adoração no lugar de Deus - Mateus 4.9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 2 Timóteo 3.2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, 
* Ele e líderes presunçosos devem ser repelidos, só se adora a Deus - Mateus 4.10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. Isaías 48.11 Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não há darei a outrem.

* Ele e líderes presunçosos são derrotados se só confiarmos em Deus - Mateus 4.11 Com isto, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram. Tiago 4.7 Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 

Jesus disse: João 2.16 Parem de fazer da casa de meu Pai um mercado! " ou seja: uma casa de venda, ou uma casa de negócios, ou uma casa de barganha.

 

EDITORIAL TEOLÓGICO

O que é barganhar! Barganhar é fazer uma troca ou um negócio com outrem. Aqui especificamente estamos analisando a questão de fazer barganha com Deus. Usando o texto bíblico da leitura bíblica em classe que está em Mateus 4.1-11, que fala do embate ocorrido entre Jesus e Satanás, ou seja, a luz com as trevas. Observemos que esse incidente envolve três situações de barganha proposta pelo Diabo. 
A primeira barganha seria que Jesus caísse na tentação de fazer um milagre para satisfazer uma necessidade imediata e isso resultaria na seguinte troca: a derrota de Jesus pela vitória do Diabo.

A segunda barganha seria que Jesus praticasse um ato exibicionista atirando-se do pináculo para provar sua deidade e se caísse nessa tentação de fazer essa troca com o Diabo, este sairia ganhando, pois Jesus teria sua missão fracassada.
A terceira barganha seria tentar Jesus apelando para o orgulho e o desejo de poder oferecendo todos os reinos do mundo. A troca exigia que Jesus adorasse ao Diabo e com isso Jesus seria totalmente derrotado e o Diabo passaria a ter prestígio e poder e continuaria dominando o mundo que entraria em caos total. São notórias nestas três tentações as áreas da nossa vida que ele tenta atuar, ou seja, na carne, alma e espírito.
Assim também o inimigo atua no meio evangélico onde líderes ávidos por poder, prestígio, ostentação e riquezas, seguem uma doutrina extremamente nociva às almas incautas, apregoando descaradamente a prosperidade da barganha (troca) com Deus, como se Deus aceitasse esse tipo de doutrina.

Muitos ministérios grandes e pequenos seguem atualmente essa prática da prosperidade da barganha, e entre os grandes isso pelo fato dos seus grandes templos lotado e que diante de Deus não são nada, porque adulteram as escrituras e a verdade não está neles. 
Deus nunca levantou profetas para pregar a prosperidade da barganha e sim para pregar contra o pecado e as suas conseqüências afim de que as almas sejam levadas ao arrependimento e possam ser salvas. Paulo instruiu a Timóteo para manter uma linha doutrinária pregando a palavra com exortação, admoestação e repreensão para que pudesse salvar a muitos e a ele mesmo, pois naqueles tempos já haviam surgido os pregadores da falsa prosperidade e Timóteo não deveria imitá-los.
Hoje a palavra vem se cumprindo, pois Jesus disse que nos últimos dias da Igreja na terra como está escrito em Mateus 24.24, surgiriam falsos profetas, pastores, apóstolos, missionários, bispos, patriarcas que fariam grandes sinais e prodígios e que se possível enganariam até os escolheidos.

Temos visto nos dias de hoje com muita indignação e preocupação, aqueles que levam descaradamente multidões ao pecado da barganha com Deus. Uma com suas práticas que parecem mais fetichismo oferecendo toalhinhas, (com suor é mais caro), martelinhos, rosa ungida, óleo da unção e outras heresias que não tem respaldo na palavra de Deus e ainda tem o carnê da multiplicação de 50 de 100, o absurdo do trizimo e outras formas de barganha, ou seja; se você aderir a isso Deus vai te prosperar, como se Ele tivesse participação neste tipo de engano. Uma outra não foge a regra também oferecendo vários tipos de objetos e carnês de mantenedor em troca de benção. Uma outra que tem tudo isso e muito mais, acendem a fogueira e levantam o jejum dos 318 empregados de Abraão para barganhar benção com Deus, ou seja, se participar da barganha recebe se não participar da barganha não recebe. Uma outra tem que plantar semente de 900 e pouco ou 1000 que segundo eles Deus vai aceitar a troca e irá pagar com prosperidade, fora também os carnês de mantenedores. Uma outra faz uso de várias campanhas de jejuns e também com carnês de Gideão em barganha para terem prosperidade. A muitas outras que adotam essa prática que é abominável aos olhos de Deus. Atente bem, toda prática que é contra a palavra de Deus e não tem base bíblica é considerada heresia e multidões estão sendo levadas a pecar por esses homens amantes de si mesmos a uma prática ilusória de barganha com Deus. A bíblia só permite dízimos e oferta alçadas que é um ato de fé e abre um espaço para o voto, que não pode ser induzido, tem que vir da própria pessoa e mesmo assim Deus adverte para a responsabilidade do voto como esta escrito em Eclesiastes 5.4 Quando a Deus fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. 
Como vemos, falar de pecado, santificação, transformação, regeneração, ou seja, usar a sã doutrina não enche igrejas, pois está escrito que nos últimos tempos muitos não suportariam a sã doutrina e prefeririam as fábulas, ou seja, os enganos. 
Prefira ter uma igreja alicerçada na sã doutrina com muitos ou poucos membros e ter a consciência tranqüila de estar fazendo a vontade de Deus e assim poder dizer com toda convicção “ora vem Senhor Jesus”. Lembre-se do que Jesus disse: estreita é a porta e poucos são os que entram por ela. Em Efésios 1.3 diz: Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo; e isso significa que já somos abençoados e as bênçãos divinas estão disponíveis e são alcançadas quando cumprimos o que Deus requer de nós em troca, que é a nossa fidelidade e o nosso compromisso com a sua Palavra.

Explicação a respeito do voto e barganha, vamos esclarecer assim...
O voto significa uma promessa ou um compromisso assumido com Deus no sentido de alcançar algo que necessitamos ou almejamos, ou seja, que Ele nos conceda uma benção. Vamos dar um exemplo com relação ao voto de Ana em 1° Samuel 1.11. Nesse caso ela pediu algo a Deus e se lhe fosse concedido ela cumpriria o seu voto. Teria outros exemplos bíblicos, mas vamos ficar só com esse. Resumindo: o voto que é bíblico não é uma barganha que não é bíblica, pois o voto você não da nada antes para Deus, apenas o seu compromisso e quando Deus concede então você terá a obrigação de cumpri-lo. No caso de Ana não envolve dinheiro e sim a entrega do filho para servir a Deus. Em outros casos a pessoa faz um voto com o compromisso de prestar um culto de ações de graça, ou fazer alguns dias de jejum e uma série de outras obrigações, por uma benção alcançada o que necessariamente não envolve dinheiro ou bens materiais. Por exemplo, eu tenho um voto com Deus de servi-lo nesta terra enquanto tiver fôlego de vida. Poderia me alongar mais ainda nesse tema, mas, creio que essa parte já está entendida de que o voto você não paga antes (ai seria barganha), o voto você cumpre depois que recebe.

Vamos agora à barganha que no caso não é voto. A barganha também pode ser uma troca ou um negócio. Estamos vendo vários ministérios neopentecostais ou mesmo pentecostais que fazem interruptamente vários movimentos de prosperidade com campanhas onde introduzem várias alternativas para o povo dar algo de valor, seja, dinheiro, casa, carro e outras coisas em troca de que Deus venha ter a obrigação de retribuir com aquilo que foi prometido pelo que realiza nessas sessões de charlatanismo. Resumindo... O voto você paga depois que recebe e como foi dito não envolve necessariamente quantias em dinheiro. E a barganha você paga com dinheiro ou bens materiais ou paga pelos objetos que eles distribuem, com a promessa de que Deus vai ter que conceder o que é pretendido. Isso é contra a palavra de Deus e tudo que é praticado contra a palavra é pecado.

 

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

 

Lição 5 – AS BENÇÃOS DE ISRAEL E O QUE CABE À IGREJA

29 de julho de 2012

 

Texto Bíblico: Efésios 1.3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos tem abençoado com toda sorte de bênção espiritual nas regiões celestiais em Cristo, 1.4 assim como nos escolheu, nele, antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis perante ele; e em amor

 

Leitura bíblica em classe: Gálatas 3.2-9 

 

AS BENÇÃOS DE ISRAEL QUE COUBERAM A IGREJA

 

1. COUBE A IGREJA SER MORADA DO ESPÍRITO SANTO 

Gálatas 3.2 Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

* Israel rejeitou Jesus e não herdou a benção da salvação – João 1.11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.

 

2. COUBE A IGREJA RECEBER A PLENITUDE ESPIRITUAL - Gálatas 3.3 Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?

* Israel foi cortado da videira e nós fomos enxertados – Romanos 11.17 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,

3. COUBE A IGREJA SER VENCEDORA NAS PERSEGUIÇÕES - Gálatas 3.4 Terá sido em vão que tantas coisas sofrestes? Se, na verdade, foram em vão.
* Israel fracassou e a igreja não pode seguir seu exemplo - I Coríntios 15.58 Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor

4. COUBE A IGREJA A RECEPÇÃO AOS MILAGRES DIVINOS - Gálatas 3.5 Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
* Israel ignorou os milagres divinos e nós tomamos posse – Romanos 11.11 Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.

5. COUBE A IGREJA RECEBER A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ 

Gálatas 3.6 É o caso de Abraão, que creu em Deus, e isso lhe foi imputado para justiça.
* Israel não creu que para ser salvo era a justificação pela fé – Romanos 5.1 Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo;

6. COUBE A IGREJA O DIREITO DE SERMOS FILHOS DE ABRAÃO - Gálatas 3.7 Sabei, pois, que os da fé é que são filhos de Abraão.
* Israel perdeu esse direito desobedecendo ao pacto com Deus – Mateus 3.9 E não presumais, de vós mesmos, dizendo: Temos por pai a Abraão; porque eu vos digo que, mesmo destas pedras, Deus pode suscitar filhos a Abraão.

7. COUBE A IGREJA LEVAR AS BOAS NOVAS DA SALVAÇÃO - Gálatas 3.8 Ora, tendo a Escritura previsto que Deus justificaria pela fé os gentios, preanunciou o evangelho a Abraão: Em ti, serão abençoados todos os povos.
* Israel falhou em tornar o nome de Deus conhecido aos povos – Jeremias 2.13 Porque o meu povo fez duas maldades: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas.

8. COUBE A IGREJA TER CRISTO A MAIOR BENÇÃO DE ABRAÃO - Gálatas 3.9 De modo que os da fé são abençoados com o crente Abraão.
* Israel desprezou Jesus a benção da descendência abraãmica - Mateus 27.39 E os que passavam blasfemavam dele, meneando as cabeças,

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

 

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

 

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

 

 

 

 

Lição 4- A PROSPERIDADE EM O NOVO TESTAMENTO

 

22 de julho de 2012

 

 

 

Texto Bíblico: Romanos - 14.17 “Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo”.

 

 

 

Leitura Bíblica em classe: 2ª Coríntios 8.1-9

 

 

 

SER PRÓSPERO NA GRAÇA É TER RETIDÃO, PAZ E ALEGRIA

 

 

 

1. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO LIBERAL –

 

2 Coríntios 8.1 Também, irmãos, vos fazemos conhecer a graça de Deus concedida às igrejas da Macedônia;

 

* Todos que tem graça divina aprendem a agir com liberalidade – Provérbios 11.15 A alma generosa prosperará e aquele que atende também será atendido

 

 

 

2. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO GENEROSO - 2 Coríntios 8.2 porque, no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundância de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade.

 

* Se ajudarmos o próximo seremos retribuídos pelo amor divino  -  2 Coríntios 9.7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.

 

 

 

3. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO VOLUNTÁRIO 

 

2 Coríntios 8.3 Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários,

 

* A disposição em contribuir com o reino revela a nossa conversão – Atos 4.35 E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

 

 

 

4. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO ASSISTENCIAL –

 

2 Coríntios 8.4 pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participarem da assistência aos santos.

 

* A felicidade está na prática de que é melhor dar do que receber – Atos 20.35 Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos, e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.

 

 

 

5. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO SACRIFICIAL - 2 Coríntios 8.5 E não somente fizeram como nós esperávamos, mas também deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor, depois a nós, pela vontade de Deus;

 

* Quem é comprado por Cristo não é mais senhor de si mesmo – I Coríntios 6.20 Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus

 

 

 

6. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO COMPASSÍVEL 

 

 2 Coríntios 8.6 o que nos levou a recomendar a Tito que, como começou, assim também complete esta graça entre vós.

 

* Mesmo em pobreza devemos ser presentes aos apelos de ajuda – I Coríntios 16.1 Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia.

 

 

 

7. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO BENEFICENTE 

 

2 Coríntios 8.7 Como, porém, em tudo, manifestais superabundância, tanto na fé e na palavra como no saber, e em todo cuidado, e em nosso amor para convosco, assim também abundeis nesta graça.

 

* Quem vive no espírito se compadece pela necessidade alheia – Hebreus 13.16 E não vos esqueçais da beneficência e comunicação, porque com tais sacrifícios Deus se agrada.

 

 

 

8. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO DILIGÊNTE - 2 Coríntios 8.8 Não vos falo na forma de mandamento, mas para provar, pela diligência de outros, a sinceridade do vosso amor;

 

* Quem tem amor genuíno mostra interesse pelo seu próximo -  Lucas 10.27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.

 

 

 

9. QUEM ESTÁ NA GRAÇA DIVINA TEM O ESPÍRITO HUMANITÁRIO   

 

2 Coríntios 8.9 pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela sua pobreza, vos tornásseis ricos.

 

* A nossa transformação é vista pela caridade com o próximo – I Coríntios 13.2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Prosperidade em o novo testamento. O que é a verdadeira prosperidade! Será que é ter muito dinheiro; bens materiais: jóias etc.? Não é isso que a bíblia ensina. A verdadeira prosperidade está na retidão pois quem não tem esse princípio ativo em sua vida não é próspero. A verdadeira prosperidade está na paz que Cristo trouxe ao nosso coração, pois quem não tem essa paz mesmo tendo tudo não pode dizer que é próspero. A verdadeira prosperidade está na alegria de ter a presença do Espírito Santo em nossa vida. Nada do mundo secular pode superar esta alegria que é uma das razões do nosso viver. O texto que estamos estudando mostra a seguinte situação: O apóstolo Paulo quando tomou conhecimento de que havia grande aflição em Jerusalém, provocada pelas perseguições contra os crentes dali. Tomou a iniciativa de levar as igreja gentílicas a ajudarem a igreja de Jerusalém. O grande objetivo desta coleta era ajudar os irmãos de fé que estavam em necessidade. Mas, além desse objetivo havia o desejo do apóstolo de que as igrejas gentílicas e judaicas passassem a ter mais unidade entre si. Havia também a reputação de Paulo que era questionada pela igreja de Jerusalém e se ele presenteasse os cristãos de Jerusalém com as ofertas vindas das igrejas gentílicas provaria que exercia autoridade sobre estas igrejas e fortaleceria a sua posição como apóstolo dos gentios. Com relação a igreja de Coríntios que não eram tão liberais, Paulo faz uma menção dos crentes da Macedônia que mesmo em extrema pobreza provocada pelos confiscos de suas posses realizados pelos romanos, não mediram esforços em contribuir com a causa e são colocados pelo apóstolo como exemplos dos quais os cristãos de coríntios deveriam seguir. Como não houve uma grande disposição dos coríntios em abraçar esta causa Paulo precisou usar de vários argumentos para convencê-los a contribuir com os cristãos de Jerusalém. Em 1 Coríntios 13.1, Paulo faz uma exortação a Igreja de Coríntios que exercitavam vários dons espirituais mas, que faltava a prática do amor - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. Paulo mostra a verdadeira prosperidade na vida dos macedônios que mesmo na condição que estavam mostraram que tinham a justiça divina e sabiam agir com justiça. Mostraram que tinham a paz em suas vidas e sabiam transmitir essa paz. Mostraram que tinha alegria no Espírito e sabiam transmitir essa alegria. Muitas igrejas dos nossos dias fazem campanhas de toda sorte tais como milagres fáceis, que vai aparecer dinheiro na conta, carro zero, mansões e outras ilusões descabidas sempre com o intuito de passar um envelope para o povo colocar dinheiro como condição de receber a benção. Tudo isso vem da mente de homens enganadores que usando de palavras persuasivas conseguem iludir os incautos tirando proveitos para o seu próprio enriquecimento.
A bíblia só permite que se peça as ofertas alçadas e os dízimos ou se alguém quiser fazer um voto que faça e o cumpra, fora disso é invenção do homem ou seja é charlatanismo puro. Quando somos fieis com essas contribuições que a bíblia permite então seremos prósperos tanto financeiramente, fisicamente e espiritualmente.
Quem anda explorando o dinheiro do povo com carnês, meias, lenços, sal, água do Jordão, óleo ungido, meia, rosa ungida, tridízimo são os aproveitadores do evangelho da graça do Senhor Jesus Cristo. Algum dos dias atuais ousou dizer uma heresia absurda com relação a pessoa do nosso Senhor Jesus Cristo quanto a sua deidade. Ele publicou que o Senhor Jesus não é sempterno e sim eterno que o Pai o criou antes de criar os anjos e com isso colocando em dúvida a sempternidade do Senhor Jesus Cristo e ensinando os seus milhares de seguidores essa heresia que é pregada por uma seita conhecida, trazida do arianismo. Jesus sempre foi sempterno - João cap. 1 ver. 1 diz: No principio era o verbo, é o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus, ELE estava no principio com Deus, todas as coisas foram feitas por ELE, sem ELE nada do que foi feito se fez.

 

 “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo (1 João 4:1)”.

 

Atentem bem ao que diz a palavra: Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Gálatas 1:8

 

 

 

 

 

 

Escola Bíblica Dominical

 

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

 

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

 

 

 

 

Lição 3 – OS FRUTOS DA OBEDIÊNCIA NA VIDA DE ISRAEL

 

15 de julho de 2012

 

 

 

Texto Bíblico: Deuteronômio 11.29 “Quando, porém, o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o

 

monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal.

 

 

 

Leitura Bíblica em Classe: Deuteronômio 11.26-32 

 

 

 

OS ERROS E ACERTOS DE ISRAEL É UMA DIDÁTICA PARA A IGREJA

1. É BENÇÃO OU MALDIÇÃO NÃO HÁ PONTO NEUTRO - Deuteronômio 11.26 Eis que, hoje, eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:
* É uma questão de escolha ou o caminho de Deus ou do Diabo – Lucas 16.13 Nenhum servo pode servir dois senhores; porque, ou há de odiar um e amar o outro, ou se há de chegar a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.

 

2. A BENÇÃO VEM PARA QUEM OBEDECE A PALAVRA - Deuteronômio 11.27 “A bênção, quando cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, que hoje vos ordeno”.

 

* A vida abençoada é só para quem cumpre os preceitos divinos – Deuteronômio 28.13 E o SENHOR te porá por cabeça, e não por cauda; e só estarás em cima, e não debaixo, se obedeceres aos mandamentos do SENHOR teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e cumprir.   

 

 

 

3. A MALDIÇÃO VEM AO NEGLIGÊNTE DA PALAVRA 

 

Deuteronômio 11.28 a maldição, se não cumprirdes os mandamentos do SENHOR, vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que não conhecestes.
* A vida amaldiçoada envolve o caminho de quem é infiel – 2 Coríntios 6.15 E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?

 

4. TODO HOMEM TEM QUE ESCOLHER SEU DESTINO –

 

Deuteronômio 11.29 Quando, porém, o SENHOR, teu Deus, te introduzir na terra a que vais para possuí-la, então, pronunciarás a bênção sobre o monte Gerizim e a maldição sobre o monte Ebal.

 

* O Senhor oferece uma vida frutífera ou uma vida estéril – Marcos 11.14 E Jesus, falando, disse à figueira: Nunca mais coma alguém fruto de ti. E os seus discípulos ouviram isto.

 

 

 

5. TUDO O QUE DEUS ESTABELECE É CONQUISTÁVEL - Deuteronômio 11.30 Porventura, não estão eles além do Jordão, na direção do pôr-do-sol, na terra dos cananeus, que habitam na Arabá, defronte de Gilgal, junto aos carvalhais de Moré?

 

* É preciso determinação e não recuar diante de obstáculos – Deuteronômio 11.24 Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé será vosso; desde o deserto, e desde o Líbano, desde o rio, o rio Eufrates, até ao mar ocidental, será o vosso termo.

 

6. A ORDEM DIVINA É AVANÇAR PARA TOMAR POSSE - Deuteronômio 11.31 Pois ides passar o Jordão para entrardes e possuirdes a terra que vos dá o SENHOR, vosso Deus; possuí-la-eis e nela habitareis.
* É avançando que tomamos posse das promessas divinas – Hebreus 10.38 Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele.

 

7. A CONDUTA ÉTICA FORMA UM CARÁTER DISTINTO - Deuteronômio 11.32 “Tende, pois, cuidado em cumprir todos os estatutos e os

 

Juízos que eu, hoje, vos prescrevo”.

 

* Uma vida abençoada depende da nossa regra de conduta – Josué 24.15 Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao SENHOR, escolhei hoje a quem sirvais; se aos deuses a quem serviram vossos pais, que estavam além do rio, ou aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais; porém eu e a minha casa

 

Serviremos ao SENHOR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

Escola Bíblica Dominical

 

Lições Bíblicas do 3º Trimestre - 2012

 

TEMA: A Verdadeira Prosperidade – A Vida Cristã Abundante

 

08/0712

 

Lição 2 – A PROSPERIDADE NO ANTIGO TESTAMENTO

 08 de Julho de 2012

Texto Bíblico: Gênesis 39.3 "Vendo, pois, o seu senhor que o Senhor estava com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em sua mão".

Leitura Bíblica em Classe: Deuteronômio 8.11-18

 

A PROSPERIDADE VERDADEIRA É SÓ A QUE VEM DE DEUS
 

A PROSPERIDADE DIVINA É CONDICIONAL A OBEDIÊNCIA - Deuteronômio 8.11 Guarda-te não te esqueças do SENHOR, teu Deus, não cumprindo os seus mandamentos, os seus juízos e os seus estatutos, que hoje te ordeno; Josué 1.8 Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

2. A PROSPERIDADE MAL USADA LEVA O HOMEM A RUÍNA - Deuteronômio 8.12 para não suceder que, depois de teres comido e estiveres farto, depois de haveres edificado boas casas e morado nelas; Eclesiastes 7.14 No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.

 

3. A PROSPERIDADE POSSESSIVA LEVA AO MATERIALISMO - Deuteronômio 8.13 depois de se multiplicarem os teus gados e os teus rebanhos, e se aumentar a tua prata e o teu ouro, e ser abundante tudo quanto tens, Jó 21.13 Na prosperidade gastam os seus dias, e num momento descem à sepultura.

4. A PROSPERIDADE AMBICIOSA É UM MAL QUE CORROMPE - Deuteronômio 8.14 se eleve o teu coração, e te esqueças do SENHOR, teu Deus,